Comércio exterior: Um novo horizonte às empresas brasileiras.Publicado em 16/06/2014 Com
o crescente aumento da globalização, o intercâmbio de produtos,
serviços e pessoas tornou-se mais intenso. Segundo Ministério do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no mês de agosto
de 2013, a exportação alcançou valor de US$ 21,425 bilhões e média
diária de US$ 932,5 milhões, segunda maior para meses de agosto, sendo
superada apenas pela média de agosto de 2011 (US$ 1,137 bilhão). Já as importações totalizaram o valor de US$ 20,199 bilhões e média
diária de US$ 918,1 milhões, segunda maior para meses de agosto, sendo
superada apenas pela média de agosto de 2011 (US$ 967,9 milhões). Sendo
assim, é necessário um maior controle por parte dos governos para fazer
com que as relações comerciais sejam justas e que nenhum setor da
economia seja prejudicado.
No comércio exterior, os entes públicos utilizam mecanismos para
assegurar o andamento correto das operações, podendo ser eles fiscal,
cambial, comercial e financeiro.
Tratando-se de atividades mercantis, a política fiscal é a mais
utilizada, pois a tributação funciona como forma de controle e fonte de
arrecadação. Para tanto, criou-se políticas fiscais para incentivar ou
não a comercialização, seja ela proveniente do exterior ou nacional, de
bens, mercadorias e serviços que o momento econômico determina. Sendo
que, tratando-se de importação, a utilização da tributação terá
interferência direta na indústria doméstica, estimulando a concorrência e
diversificando a pauta de produtos.
E é nesse cenário que empresários do setor privado buscam, a cada dia,
alternativas de diminuírem seus custos, ou para aumento de
lucratividade, ou para alcançar novos mercados, sendo nessa busca
incessante que, encontrar incentivos tributários, torna-se uma
ferramenta estratégica para eles.
Nas exportações há diversos programas e sites do governo federal que
auxiliam e estimulam essa prática, tais como RADAR Comercial, ALICEWEB,
Vitrine do Exportador, Exporta Fácil dos correios, entre outros. Já na
importação, a solução que os empresários vêm buscando é desenvolver
parcerias com empresas especializadas na área, que possam fornecer uma
assessoria diferenciada, garantindo competitividade comercial, e maior
segurança fiscal em suas movimentações.
Portanto, o comércio exterior tornou-se um novo horizonte às empresas
brasileiras que pretendem expandir e diversificar seus negócios; os
benefícios fiscais como forma de redução de custos. E para que essa
operação ande de forma segura e estratégica, a parceria com assessorias
especializadas é primordial. |
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Fonte: newscomex